terça-feira, 6 de julho de 2010

         CHAVAL

         Por Epitácio Brito de Oliveira, nascido em Chaval, no dia 25 de outubro de 1922.

         Fiel Augusto Gentil de Brito, o Major, era filho do 1° matrimônio de João Caetano de Brito e Ana Francisca de Brito, e o 2° com Francisca de Brito Passos. Do 1° casamento houve 3 filhos, 1° Henrique Augusto Gentil de Brito, 2° Fiel Augusto Gentil de Brito, 3° Francisco de Brito. Como se vê, o Major, era o 2° da ordem de filiação.

         Houve do 2° casamento de João Caetano 8 filhos, 1° Henriqueta de Brito, 2° Raimundo Bráulio, 3° Joana de Brito, 4° Antônio Marmoraci de Brito, 5° Aureliano de Brito, 6° Prismilan de Brito, 7° Isabel de Brito, 8° Polidório Durval de Brito.

         Anos mais tarde, Fiel Augusto Gentil de Brito, o Major, casou-se com Inácia Cristiano de Brito, 1° filha do casamento de Jóse Cristiano de Brito Passos com Joana Santos de Brito Passos. Do casamento entre Fiel Augusto Gentil de Brito com Inácia Cristiano de Brito, tiveram 3 filhos, 1° José Fiel Augusto Gentil de Brito, que se casou com Josefa Fiel de Brito, e tiveram vários filhos, 2° Joana Augusto Gentil de Brito, que se casou com Abel Francisco dos Santos e não houve descendência, 3° Antõnio Augusto Gentil de Brito, ( avõ deste historiador), conhecido também por Antônio Fiel, que se casou com Eugênia Francisca de Brito Santos e tiveram 2 filhos: Antônio Cajubá de Brito e Ana Brito de Oliveira. Antônio Cajubá era um homem probo por excelência e ninguém ariscava ter a menor dúvida, casado com Francisca Carneiro de Brito, filha do 1° matrimônio de Anatólio Thiers Carneiro com Fausta Justiniano de Brito Carneiro, esposa fiel e extremamente responsável, mãe bondosa e amante de todos da família. Deste matrimônio tiveram 7 filhos, 1° Armando Cajubá de Brito, 2° Francisco de Assis Cajubá de Brito, 3° Maria Eugênia Cajubá de Brito, 4° Dassisa Cajubá de Brito, 5° Armanda Cajubá de Brito, 6° Maria do Rosário Cajubá de Brito, 7° Mário Eugênio Cajubá de Brito e adotaram Beuilda de Brito.

         Antônio Cajubá de Brito nasceu em Chaval, no dia 1° de setembro de 1894 e faleceu em Fortaleza, no dia 12 de abril de 1955 e foi sepultado no dia seguinte em Parnaíba - Pi, onde era radicado há muitos anos.

         Ana Brito de Oliveira, dito pelos mais idosos que a conheceram, era a moça mais bonita e graciosa de Chaval. Ainda muito jovem casou-se com Luís Gonzaga de Oliveira, igualmente conhecido por Luís Madeira, no dia 16 de novembro de 1.918, oridinário de Viçosa do Ceará, era filho de João Braga de Oliveira e Maria Alves Pedrosa, ele, João Braga, era natural de Sobral - Ce e faleceu em Viçosa do Ceará, no dia 2 de janeiro de 1908 e ela, Maria Alves Pedrosa, era natural de Ibiapina - Ce, nascida no dia 9 de abril de 1872 e faleceu em Viçosa do Ceará, no dia 12 de abril de 1968.

         Do casamento acontecido entre Ana Brito de Oliveira e Luís Gonzaga de Oliveira, nasceram 12 filhos, 1° Maria Brito de Oliveira, 2° Eugênia Brito de Oliveira, 3° Epitácio Brito de Oliveira, 4° Noeme Brito de Oliveira, 5° João Brito de Oliveira, 6° Francisco das Chagas Brito de Oliveira, 7° Inácia Brito de Oliveira, 8° Terezinha Brito de Oliveira, 9° Antônio Fiel Brito de Oliveira, 10° Iolanda Brito de Oliveira. Houve do casamento 2 NATIMORTO.

         Ana Brito de Oliveira, nasceu em Chaval, no dia 6 de agosto de 1896 e faleceu em Fortaleza no dia 31 de maio de 1951 e foi sepultada em Chaval, no dia seguinte.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário