quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Carta de Epitácio à Diretora da Escola Epitácio Brito, felicitando aniversário da Instituiçao.

Fortaleza, 09 de Novembro de 1999
     
        Estimada amiga Socorrinha,


        Ontem, dia oito, recebi três telefonema de amigos meus daí de Chaval, todos me comunicando que a “Escola Epitácio Brito”, animadamente estava na rua, comemorando a passagem do décimo nono ano de sua existência.
        A notícia deixou-me radiantemente feliz e, de certo modo, visivelmente emocionado porque, afinal de contas, a Escola tem o meu nome e existe em razão de meu trabalho.
        Um pouquinho da história: em 1979, percebendo que Chaval, berço de meu nascimento, por mim amada de coração, já se ressentia de mais um estabelecimento de ensino público estadual, pois na época, só existia a “ Escola de 1º grau Monsenhor José Carneiro da Cunha” , antes, “Escolas Reunidas de Chaval”, D.O.E de 25 de julho de 1973, que, posteriormente passou a denominar-se “Escola de 1º e 2º graus Monsenhor José Carneiro da Cunha”, D.O.E de 27 de abril de 1984, decidi-me em conseguir junto ao Governo do Estado, fosse ali instalada mais uma instituição de ensino público.
        Naquele tempo, já bastante recuado, tudo era muito difícil e a representação de cada município, especialmente os menores, com certeza, precisava gozar de certo prestígio e ser persistente para conseguir o mínimo de progresso para  sua região.
        Apresentei a idéia ao então governador Cel. Virgílio Távora, meu amigo, como sempre se revelou e, ato contínuo, recebi todo apoio.
        Vencida a burocracia natural, pertinente ao projeto, planta, etc., a construção do prédio foi iniciada em terreno previamente escolhido, sendo que, parte deste, de minha propriedade, o melhor encontrado.
        Tudo pronto, fui ao Palácio comunicar ao Governador que o prédio da escola estava concluído. Presente estava o Deputado Rocha Aguiar que disse: “agora governador, só resta V. Exa. botar o nome da escola, que respondeu: “e porque não bota o nome de Epitácio Brito? Eu não fiz nada, quem fez foi ele”.
        Poucos dias depois foi editado o Decreto nº 13.820, de 19 de maio de 1980, D.O.E de 21 do mesmo mês e ano, dando o nome de “Escola de 1º grau Epitácio Brito de Oliveira”, essa mesma que está aí, hoje aniversariando, servindo à comunidade como um todo e, particularmente, a juventude chavalense que se encaminha para o embate da vida, que hoje, mais do que nunca, exige que todos estejam preparados.
        Quero neste ensejo, solicitar a você, digna e dinâmica Diretora, às  Coordenadoras, Professoras e demais que fazem o sucesso e crescimento dessa Escola, a gentileza de levarem aos queridos alunos, todo o meu estímulo e admiração.
            
        Abraços


        Epitácio Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário