domingo, 2 de maio de 2010

CHAVAL: Carta de Epitácio Brito à Diretora da Escola Ana Brito de Oliveira.

Fortaleza, 22 de maio de 2.000


         Estimada Jaqueline,


         Atendendo sua solicitação, feita por telefone, segue abaixo alguma coisa sobre minha mãe, que deu nome a Escola Municipal "Ana Brito de Oliveira", hoje, sob sua inteligente e dinâmica direção -
         Ana Brito de Oliveira, nasceu em Chaval, no dia 06 de agosto de 1.896 e faleceu em Fortaleza, no dia 31 de maio de 1.951 e foi sepultada em Chaval.
         Era filha de Antônio Augusto Gentil de Brito, conhecido por Antônio Fiel, um dos homens honrados que dignificou e tanto lutou pelo crescimento e respeito à nossa terra e , se não bastasse, foi neta do Major da Guarda Nacional, Fiel Augusto Gentil de Brito, um dos homens mais respeitados daquela então região, como um todo, antes e depois da fundação de Chaval, em 1.873.
         Casou-se com Luís Gonzaga de Oliveira, filho natural de Viçosa do Ceará, no dia 16 de novembro de 1.918, de cujo enlace nasceram 12 filhos.
         O tempo foi se desfolhando e muita coisa aconteceu, e então, num sentido de admiração e porque não dizer, de merecimento, a municipalidade de Chaval fez construir um prédio destinado a um estabelecimento de ensino, e logo, o então Prefeito, Francisco Pereira Filho, deu-lhe o nome de Grupo Escolar "Ana Brito de Oliveira", como se vê da lei 009/79, de 09/04/79, foto-cópia anexa, que se fez acompanhar da Mensagem à Câmara Municipal 008, de 04/04/79, também foto-cópia anexa, em que, procurou o Prefeito, justificar a honraria.
         O terreno onde se acha encravado o Grupo Escolar Municipal "Ana Brito de Oliveira", na rua José Romão Rios, antes conhecida por rua Osvaldo Cruz, na cidade de Chaval, foi adquirido pela Prefeitura Municipal, a Osvaldo Sales Santos, em razão de herança deixada pelo falecimento de José Cristiano Sales, na gestão do Prefeito Francisco Pereira Filho, através de Escritura Pública de Cessão de Direitos Hereditários, lavrado pelo Cartório do 2º ofício de Camocim, visto que, na época a Comarca de Chaval ainda não havia sido instalada.
         Aí está Jaqueline, alguma coisa sobre a minha querida mãe, a razão do Grupo Escolar "Ana Brito de Oliveira", bem assim, quanto ao terreno, sobre o qual foi edificada a referida Escola.
         Acredito haver contribuido um pouco para justificar a sua santa e oportuna curiosidade sobre o "Ana Brito de Oliveira".
         Quando poder e for oportuno, dê conhecimento desses fatos que integram a história de Chaval, desconhecidos por muita gente boa...
         Lembranças ao Batista Adrião, Assunção e sua querida mãe Claudete.


         Às suas ordens.


         Epitácio Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário